Pequenos Grupos

• O QUE SÃO PEQUENOS GRUPOS?

Pequeno Grupos, são grupos de 3 a 12 pessoas, que se reúnem de forma regular para estudar a Bíblia e aprofundar o seu relacionamento com Cristo e com as pessoas do grupo. O PG nasce já pensando em multiplicar-se. A regularidade será determinada pelo grupo. O ideal é uma reunião semanal.

• A RECEITA BÁSICA PARA UM PEQUENO GRUPO SAUDÁVEL

Estudo Bíblico – O Pequeno Grupo tem por alvo ser um instrumento para o crescimento mútuo de seus membros e a Bíblia é a fonte, é o alimento.
Comunhão – A Bíblia fala muito na necessidade que temos de comunhão.

Para conseguir este alvo, precisamos ter em mente principalmente quatro requisitos importantes:
Oração – Tiago 5:13-18; Filipenses 4:4-8
Levar as cargas uns dos outros – Gálatas 6:2
Encorajamento – 1 Tessalonicense 5:14; Hebreus 10:24
Confrontação – Gálatas 6:1; Mateus 18:15-2

Serviço – É um dos traços de maturidade do PG; o grupo deixa de olhar apenas para si e se volta para servir aos outros.
Evangelismo – O Pequeno Grupo que não evangeliza está fadado a morrer. Levar para o Caminho os que estão a caminho é nossa Missão. Todo PG tem que ter uma cadeira vazia na esperança de que na próxima semana ela esteja ocupada por alguém que você irá convidar e uma outra cadeira vazia volta ser colocada.

• SEM PEQUENOS GRUPOS O QUE ACONTECE COM AS PESSOAS?

Pessoas que não serão bem pastoreadas.
Uma igreja sem pequenos grupos é incapaz de pastorear, instruir e mobilizar seus frequentadores, uma vez que fica dependente basicamente dos seus eventos, seus líderes e sua estrutura de departamentos.

Pessoas que não receberão ensino adequado.
Não é possível instruir pessoas somente com a mensagem do púlpito. A dependência com a mensagem do púlpito, gera cristãos superficiais.

Pessoas que continuarão com a vida cristã medíocre.
Não havendo pequenos grupos fica difícil a comunhão, a confrontação e o desafio para uma vida séria e comprometida com Deus e seu reino. Conseqüentemente, teremos pessoas sem compromisso com a igreja.

• ALGUMAS RAZÕES PARA TERMOS PEQUENOS GRUPOS:

Pequeno Grupo – Gera envolvimento pessoal:
A pessoa deixa de ser um mero expectador e entra no estudo, participa e aos poucos ganha confiança para compartilhar suas lutas e dificuldades.

Pequeno Grupo – Gera comunhão:
É impossível cumprir os mandamentos recíprocos – os “uns aos outros” encontrando-se um vez no domingo.

Pequeno Grupo – Gera evangelização:
É muito mais fácil você convidar alguém para vir a sua casa do que ir para uma igreja. Num pequeno grupo “cada convertido se torna um missionário e cada lar uma agência missionária”.

Pequeno Grupo – Gera integração:
Um novo convertido ou pessoas em transição terá facilidade em se relacionar com a nova comunidade cristã.

Pequeno Grupo – Gera ensino prático e relevante:
No culto a pessoa ouve o sermão, mas não tem oportunidade de fazer pergunta, pois é apenas ouvinte. No PG ela pode tirar suas dúvidas.

Pequeno Grupo – Gera líderes-empreendedores:
No PG vão surgir líderes que não teriam espaços ou oportunidade num grupo maior.